sexta-feira, 21 de setembro de 2007

p[03] TURISGOLO



Oktoberfest



Realizada desde 1984 na cidade de Blumenau, em Santa Catarina, Oktoberfest é a combinação perfeita entre as tradições germânicas e a alegria brasileira. Baseada na celebração que ocorre desde 1810 na Alemanha, a Oktoberfest se estende por 17 dias do mês de outubro. Nesse período, um público de 700 mil visitantes consome em média 300 mil litros de chope. Esses números fazem da Oktoberfest brasileira a segunda maior festa germânica do mundo. A festividade atrai milhares de pessoas de todo o Brasil e de outros países, que se reúnem não só para degustar a bebida gelada, mas também para participar de uma grande confraternização cultural. Ali, descendentes de imigrantes alemães, utilizando trajes típicos e quase sempre com uma caneca em punho, garantem uma recepção simpática e calorosa a quem prestigia a festa. Enquanto isso, na Vila Germânica – cuja arquitetura e clima remetem aos antigos vilarejos da Alemanha –, o visitante pode encontrar lojas com todo o tipo de presentes e souvenires e restaurantes prontos para servir os mais típicos pratos da culinária alemã. Também fazem parte das atrações os desfiles com apresentações de clubes de caça e tiro, grupos folclóricos, clubes sociais, grupos teatrais, bandas típicas e a presença da rainha e das princesas da festa. Animada por muito chopp e cerca de 450 horas de música, a Oktoberfest enche as ruas da bela Blumenau de alegria.


ANÁLISE


A aréa de Eventos no mercado turístico é muito rico, variado e muito promissor, haja em vista o crescimento do número eventos que o Brasil vem recebendo e eventos de grande porte, como o Pan-Americano, a possível vinda da Copa do Mundo, shows de bandas internacionais, feiras, dentre outros eventos.

Já tem alguns anos que a Oktoberfest, realizada em Blumenau em Santa Catarina, é um dos principais eventos do país, atraindo milhares de visitantes brasileiros e estrangeiros à cidade.

Blumenau, sede do evento, se beneficia de forma expressiva com a realização desse evento, pois a economia de toda a cidade é afetada e desenvolvida durante o período da festa. Restaurantes, meios de hospedagem, comércio em geral, dentre outros vivem com euforia os dias de festa e aproveitam para arrecadar grande quantidade de dinheiro.

A Oktoberfest não é somente uma festa onde há um consumo muito grande de bebida alcoolica, mas é, tambem, uma grande festa cultural, que relembra as tradições germânicas dos primeiros moradores do municipio. Durante o evento há apresentações culturais dos mais diversos tipos como danças, teatros, etc.

Além de toda a importância econômica do evento, a Oktoberfest ajuda a manter e preservar a cultura e tradição local, divulgando, também, para todos, a tradição alemã presente no Brasil.



PROPOSIÇÃO


Na região do Alto Paranaíba de Minas Gerais há um município chamado Matutina que tem uma riqueza cultural muito grande que ainda não é aproveitada.

O município cresceu e se desenvolveu a partir das tradições dos tropeiros de minas que por ali passavam e começavam a fixar suas residências em torno das fazendas que ali já estavam. E assim foi crescendo o município, com seus carros de boi, suas fazendas, alambiques, etc.

A partir da idéia do Oktoberfest, Matutina poderia realizar um evento onde o principal objetivo era divulgar sua cultura, quase que perdida devido, principalmente, a saída dos moradores para outras localidades e até mesmo para os Estados Unidos, e quando esses retornar do exterior descaracterizam o município com suas idéias capitalistas norte-americanas.

O evento seria de pequeno a médio porte, pois no momento a cidade não tem a capacidade de carga para suportar um número muito grande de visitantes. O nome, quem sabe, do evento poderia ser Matutinense Ausente. Então, o evento se basiaria no resgate das tradições matutinenses, da sua origem, com pequenos eventos tradicionais como exposições de carros de boi, festa da padroeira, folia de reis, exposição da culinária local, desde cachaça a biscoitos, bolos, etc.

Paralelamente a esses eventos tradicionais, poderiam ser montados palcos no parque de exposições que receberiam, durante o dia, artistas regionais, e a noite artistas com maior expressão para animar a noite dos visitantes.

[p2] Eventos

NY: Cidade quer atrair turistas com "simpatia" e celebridades


Seis anos após a tragédia do 11 de Setembro, Nova York se orgulha de ser o único destino nos EUA no qual o turismo internacional continua em rota ascendente --de 2000 a 2006, foi registrado na cidade crescimento de 9%, contra 17% de queda do número de visitantes no resto do país.
Os turistas visitam uma cidade que segue ferida, é verdade. A poucos dias da efeméride, a cratera no lugar onde ficavam as Torres Gêmeas do World Trade Center, os prédios chamuscados em volta --em um deles, o do Deutsche Bank, houve um incêndio há 15 dias que deixou três mortos- e as reportagens sobre estudos e especulações sobre as seqüelas físicas e psicológicas dos ataques na população são sinais tão evidentes quanto tristes disso.
Robert F. Bukaty/AP
Seis anos após o 11 de Setembro, Nova York conta com celebridades para atrair turistas
A prefeitura de Michael Bloomberg não parece disposta a esconder essa dor. Tanto que convidou jornalistas do mundo todo para ficarem hospedados a apenas algumas dezenas de metros do "Ground Zero", como ficou conhecido o local do atentado, em Downtown, e, a partir desse ângulo, começarem a ver a cidade e a nova campanha de turismo para promovê-la nos EUA e no exterior.
A simpática Just Ask the Locals (pergunte aos locais), série de propagandas em que celebridades nova-iorquinas ou que vivem na cidade dão suas dicas a visitantes, foi lançada na semana passada na TV, nas ruas e na internet.
Pelos anúncios, você fica sabendo que o Piccolo Angolo Restaurant (na rua Hudson, 621, no West Village), com massas a US$ 15 (R$ 29) em média, é recomendado pela elegantíssima Julianne Moore. A atriz ainda sugere onde fazer compras (na Butik, Hudson, 636).
Além de Moore, Robert De Niro, o comediante Jimmy Fallon (ex-Saturday Night Live), o artista plástico Chuck Close e o ex-astro de futebol americano e apresentador Tiki Barber também juram contar aos turistas seus lugares preferidos em NY.
De Niro recomenda o New York City Fire Museum (http://www.nycfiremuseum.org/), com um dos acervos mais relevantes do país sobre a atividade dos bombeiros desde o século 18. Esses profissionais, aliás, foram destacados como heróis por sua atuação no resgate das vítimas do 11 de Setembro --a tragédia ganhou um memorial dentro do museu.
Outro museu recomendado é o The Frick Collection (http://www.frick.org/), dica de Chuck Close. Menos celebrado por turistas que outros bastiões da cultura na cidade, como o Metropolitan e o Guggenheim, guarda um acervo com obras de Rembrandt, El Greco, Goya, Degas e outros grandes nomes.
A campanha custou US$ 57 milhões --nenhuma celebridade recebeu cachê, de acordo com o prefeito, que espera ainda novas adesões. "O objetivo é mostrar aos turistas que eles são bem-vindos aqui", afirma Bloomberg. "O mundo precisa saber como os nova-iorquinos são simpáticos", continua o prefeito, que pretende atrair 50 milhões de turistas até 2015.
Simpatia e cordialidade, porém, não podem ser consideradas marcas distintivas da cidade. As reportagens na televisão e nos jornais, dias após o lançamento da campanha, mostravam, no entanto, que os moradores haviam recebido bem a proposta. Em geral, a resposta era: "Tudo bem parar duas vezes ao dia para explicar onde fica a Times Square".
O site da campanha é http://www.nycvisit.com/. Em Nova York, é possível também ligar para o número 311 e ouvir dicas gravadas pelas celebridades.




ANÁLISE


A cidade de Nova York foi muito prejudicada pelo atentado de 11 de setembro de 2001 e precisava, ainda precisa, de idéias inovadoras para conseguir captar turistas de todo o mundo.

A idéia de utilizar celebridades para o desenvolvimento da localidade é uma grande idéia, pois como são ídolos suas falas e idéias são ouvidas e respeitadas por todos. Nova York tem diversos pontos turísticos conhecidos que já são explorados, porém a nova campanha tem o intuito de dar um ar de segurança para os visitantes e mostra-los locais novos que seus ídolos frequentam e não têm medo de novos atentados.

Apesar de nenhum artista ter recebido cachê, a campanha não foi barata e foi gasto em torno de U$57 milhões de dólares. Acho até que com esse valor a prefeitura tinha capacidade de desenvolver diversos projetos além desse que foi criado e, assim, a capacidade de atrair turistas iria aumentar consideravelmente.



PROPOSIÇÃO


A população brasileira é muito carente e se espelha em muitas celebridades e no seu modo de vida. Muitos sonham em ser como seus ídolos, muitos até pensam como eles e se vestem como eles.

Assim, pensando no aproveitamento turístico de alguma localidade, poderia ser utilizado, assim como em Nova York, celebridades para divulgar algum evento ou alguma localidade. Poderia ser utlizado artistas de novelas, jogadores de futebol utilizando algum espaço ou promovendo uma localidade. Daria um ar de riqueza, muitos da população, quando fossem até o local, se sentiriam como os artistas.

Penso que essa alternativa seria voltada para a população de menor renda, pois é ela que tem esse sintoma maior de carência e que se espelha muito no seu ídolo. Por isso é preciso ter cuidado como seria utilizado esse artista, em qual ocasião e em qual localidade.

Poderia, até, realizar viagens onde os turistas iriam passar algum dia ou almoçar ou realizar algum passeio ao lado do seu ídolo.

Vamos Vamos CRUZEIRO!!!!

Vamos Vamos CRUZEIRO!!!!
Mineirão - 1º turno do brasileiro, repeteco a vista! se DEUS quiser e ELE há de querer!!!